Convênio Regional sobre o Reconhecimento de Estudos

| | |
Inscreva-se no curso

A UNESCO promove durante décadas o reconhecimento de estudos, títulos e diplomas de educação superior nas seis regiões do mundo, em na tentativa de incentivar os países a garantir que as credenciais de educação superior obtidas no exterior por causa da mobilidade acadêmica sejam reconhecidas e que o conhecimento e o talento fluam para fomentar a compreensão mútua e o desenvolvimento econômico e social em escala internacional.  

A mobilidade acadêmica na região transita paulatinamente rumo a uma nova etapa. Emergem com clareza alguns fatores externos aos sistemas de educação superior, como as transformações demográficas, as migrações ou os desenvolvimentos tecnológicos, entre outros, que podem representar ao mesmo tempo desafios e oportunidades no sentido de que podem promover a consolidação de um espaço conjunto do conhecimento, da ciência e da pesquisa.

Por tudo isso da UNESCO IESALC promovemos os mecanismos necessários para garantir a mobilidade de profissionais, reforçando com ele um modelo de liderança social que permita o desenvolvimento econômico e sustentável dos países.

Graças ao Convênio Regional para o Reconhecimento de Estudos, Títulos e Diplomas de Educação Superior na América Latina e Caribe poderemos garantir que os fluxos migratórios incorporem o reconhecimento de talento como valor social de nossa região.  

Goals

Goals

O objetivo geral do curso é fornecer uma visão geral do valor da Convenção Global sobre o Reconhecimento de Qualificações relativas ao Ensino Superior como um instrumento para facilitar a mobilidade acadêmica internacional e promover o direito dos indivíduos de terem suas qualificações avaliadas através de mecanismos justos, transparentes, não discriminatórios e oportunos.

Especificamente:

  1. Conhecer os antecedentes da Convenção Global e Regional para o Reconhecimento de Estudos e Mobilidade Acadêmica. 
  2. Identificar as vantagens da Convenção Regional para promover e fortalecer a cooperação internacional no ensino superior. 
  3. Para promover iniciativas para a ratificação da Convenção em seu país.

Recipients

Recipients

Destinado a funcionários governamentais com responsabilidades de reconhecimento e credenciamento de estudos, estudantes e representantes da internacionalização de universidades e da sociedade civil em geral.

Themes

Módulo 1: A Mobilidade Acadêmica
Módulo 2: A Convenção Mundial sobre o Reconhecimento de Títulos e Diplomas de Educação Superior
Módulo 3: Convênios Internacionais sobre Reconhecimento de Estudos e Níveis Acadêmicos
Módulo 4: Convênio Regional Reconhecimento de Estudos, Títulos e Diplomas de Educação Superior para a América Latina e Caribe
Módulo 5: Tudo o que você precisa saber sobre o reconhecimento de estudos, títulos e diplomas de educação superior
Módulo Despedida

Requirements

Requirements

Para fazer este curso não são necessários conhecimentos específicos prévios. Para melhor aproveitamento é sugerido ter conhecimentos básicos de ferramentas digitais.